29.7.10

Jardim Botânico, um oásis no centro de Lisboa

Lisboa, 40 graus. Insuportável quando não se está debaixo de uma boa sombra ou tomando litros e litros de sumo ou água. A sombra sem o burburinho da cidade você encontra no belo Jardim Botânico de Lisboa por módicos 1,50 € (preço da entrada para adultos).
O jardim começou a ser plantado em 1873 e foi inaugurado em 1878. Em um passeio sem pressa pelas bonitas alamedas com ar antigo se pode ouvir os passarinhos, sentir o cheiro das árvores e da terra e fazer descobrimentos. Também se pode sentir saudades. A coleção de palmeiras me fez voltar à avenida Osvaldo Aranha de Porto Alegre, e os xaxins recordaram minha infância no interior do Rio Grande do Sul. Uma experiência única é entrar no pequeno borboletario, onde dezenas de borboletas voam sem medo ao redor dos visitantes, ocupadas únicamente em desfrutar das suas poucas horas de vida no meio das plantas de que elas mais gostam.
Leve um livro e sente-se em um dos bancos do Jardim para ler um pouquinho. Você vai sair dali como novo.

Fotos: José Luis Martín

Jardim Botânico- Museu Nacional de História Natural
Rua da Escola Politécnica 58, Lisboa.
No verão (1 de abril a 31 de outubro) aberto de segundas a sextas das 9:00 às 20:00, fins de semana e feriados das 10:00 às 20:00. No inverno (1 de novembro a 31 de março) aberto de segundas a sextas das 9:00 às 18:00, fins de semana e feriados das 10:00 às 18:00. Fechado nos dias de Natal e Ano Novo.    
Mapa
Web
Metrô Rato, Linha Amarela.
À pé, subindo a Sétima Colina, que se estende entre o Cais do Sodré e o Rato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário