17.8.10

Saint-Guillem-le-Désert, uma cidade de brinquedo

No ano de 804 o nobre guerreiro Guillaume de Gellone, primo de Carlos Magno, fundou o mosteiro de Gellone às margens do rio Verdus. Nessa época já havia deixado atrás as armas e as guerras para ser monge. Depois de sua morte, o mosteiro passou a chamar-se Saint-Guillem (forma occitana de Guillaume) em sua homenagem. Ao redor dele nasceu o pequeno burgo de Saint-Guilhem-le-Désert, no século XI.
Toda construída de pedra em suaves tons de amarelo, Saint-Guilhem-le-Désert parece uma cidade de brinquedo perdida em um vale encantado. É pequenina, mas sem se dar conta você passará horas caminhando pelas ruazinhas e descobrindo preciosos detalhes: uma porta, uma janela, um jardim, glicínias floridas, uma sacada. De visita obrigatória são a Place de la Liberté, a Igreja de Saint-Laurent (século XI), a torre das prisões e o Castelo do Gigante, ambas fortificações medievais, e o Mosteiro de Gellone, Patrimônio da Humanidade desde 1998.
















Saindo da Place de la Liberté à pé você pode conhecer as montanhas de Saint-Guillem através de três caminhos. O do Cirque du Bout du Monde ou de l'Infernet, por exemplo, leva à nascente do rio Verdus em uma hora de caminhada ida e volta. Os outros dois caminhos levam à Capela de Notre Dame du Lieu Plaisant (século XI) e ao caminho Fenestrettes, uma antiga trilha de mulas que hoje faz parte do caminho de Santiago.
Para quem quer mais, há muito que ver e fazer na bela região de La Vallée de l'Hérault, começando pelas gargantas do rio (les Gorges de l'Hérault) e a Ponte do Diabo (Le Pont du Diable). Saint-Guillem é o ponto de partida e o quartel general perfeito para muitas excursões. Por isso o próximo post será uma boa dica de onde se hospedar e comer nessa cidade de brinquedo.

Uma curiosidade: quando Guillaume de Gellone chegou a esse lugar depois de haver atravessado as gargantas do rio Hérault, definiu-o como um deserto pela ausência de gente, por isso o le désert do nome.

Caminho do Cirque du Bout du Monde ou de l'Infernet
















Mais sobre Saint-Guilhem-le-Désert 
Commune de Saint-Guillem-le-Désert (francês)
Saint-Guillem-le-Désert (site não oficial, francês)
Office de Tourisme Vallée de l'Hérault (espanhol, inglês e francês). Mais links muito úteis no Catálogo de enlaces.
Saint-Guillem em Les Plus Beaux Villages de France (francês e inglês)
Mapa

Mais sobre La Vallée de l'Hérault
Hérault Tourisme (vários idiomas)
Sites d'exception en Languedoc (francês e inglês)

Um comentário:

  1. Ai, ai, ai! Tantos lugares lindos para visitar, que o difícil mesmo e escolher, hehehe! Tu que tiraste as fotos que estão nesta postagem, amiga querida? Que lindas!!! Estou aqui, estudando nosso roteiro e tuas dicas! Beijos pintados.

    ResponderExcluir