4.3.12

Saint-Jean-de-Luz e Le Sentier du Littoral

Até janeiro desse ano Saint-Jean-de-Luz era para nós somente um nome nas placas de sinalização das estradas do sul da França, quase na fronteira com a Espanha. Passávamos pelo acesso à cidade mas nunca entrávamos porque nosso destino era sempre outro.

Barquinhos no forte de Socoa, em Ciboure.
Um fim de semana resolvemos dar uma escapada dessas de sair na sexta depois do trabalho e voltar no domingo. Mas para onde? Nao podia ser muito longe porque queríamos ir de carro e o tempo era curto. E queríamos ir à França. Decidimos então conhecer Saint-Jean-de-Luz. E não nos arrependemos. Esse pequeno balneário com jeito de antigo é perfeito para recarregar a bateria, principalmente no inverno, quando não está cheio de veranistas e se pode passear tranquilamente pela Grande Plage, pela baía e pelas ruazinhas do centro histórico, com suas casas brancas de janelas vermelhas, típicas da arquitetura vasca. Eu gosto do mar em qualquer estação do ano, e no inverno a região costeira do País Vasco é especialmente bonita.

Saindo de Ciboure, muita trilha pela frente!
Foi caminhando até o final da Grande Plage para ver a paisagem desde um mirante que descobrimos Le Sentier du Littoral. É uma trilha mista (passa por cidadezinhas e por paisagens agrestes) que percorre 25 quilômetros do ponto de partida ao de chegada, sempre ao lado do mar. Saint-Jean-de-Luz fica mais ou menos na metade do caminho e foi onde começamos a caminhar em direção a Hendaya, na segunda  visita que fizemos à cidade. Falta trilhar a outra metade no sentido contrário, de Saint-Jean-de-Luz a Bidart. Não aconselho a levar crianças, a trilha em si não é difícil mas existem partes muito altas de falésias sem nenhuma proteção. As bicis estão proibidas, nesse caso é melhor ir pelas estradas por onde circula a maioria dos ciclistas, quase sempre em grupos. O País Vasco tem muita tradição em ciclismo e o pessoal realmente respeita as magrelas.

Quase chegando a Hendaya. Quase?
Casa de chá em Hendaya, fim da trilha e merecido descanso.

Uma curiosidade: na metade do século XIX a quarta parte de Saint-Jean-de-Luz foi destruída pelas ondas do Atlântico depois de oito dias de tempestade e a costa recuava de 1 a 3 metros cada ano, engolida pelas águas do mar. Foi Napoleão III quem começou as obras dos três diques que até hoje protegem a cidade, fechando parcialmente a baía de Saint-Jean-de-Luz: o dique de Socoa, o de l'Artha e o de Sainte Barbe. É um espetáculo ver as ondas batendo nos paredões dos diques quanto o mar está bravo.

Mais sobre Saint-Jean-de-Luz e Le Sentier du Littoral
Office de Tourisme de Saint-Jean-de-Luz (francês, inglês e espanhol). Site muito completo com informação geral sobre a cidade e arredores, hospedagem, atividades esportivas, gastronomia, tradições, compras, etc.
Mapa
PDF da trilha de Bidart a Saint-Jean-de-Luz (em espanhol)
PDF da trilha de Saint-Jean-de-Luz a Hendaya (em espanhol)

Nenhum comentário:

Postar um comentário