18.5.10

Viajando pelos pueblos espanhóis

Viajando pela Espanha de carro e com tempo sobrando? Experimente sair do roteiro turístico tradicional e fazer um roteiro alternativo pelos pequenos pueblos espanhóis. Nesses verdadeiros museus a céu aberto é possível encontrar preciosidades difíceis de ver em grandes centros, como a escultura da foto ao lado, que está na entrada da Igreja de San Esteban, em Sos del Rey Católico.
Comece a planejar seu roteiro selecionando uma região. Depois escolha um pueblo como quartel general, onde você vai se hospedar. Assim é fácil e prático fazer excursões diárias às cidades vizinhas. Pode ser, por exemplo, a Comarca de las Cinco Villas, em Aragón. É uma demarcação de origem medieval do século XI, época em que o rei navarro Sancho Garcés mandou construir várias fortalezas na zona para defender-se dos muçulmanos. As Cinco Villas são Ejea de los Caballeros, Uncastillo, Sos del Rey Católico, Sádaba e Tauste, mas há muitas cidadezinhas mais para ver. Visitei recentemente Sos e Uncastillo (nosso QG) e fiquei maravilhada com a riqueza arquitetônica, artística, histórica e paisagística da região.

Vista do centro histórico de Albarracín, também em Aragón
















Infelizmente a Espanha ainda não tem, como a França, uma Associação como Les Plus Beaux Villages de France, que reúne hoje 151 cidadezinhas merecedoras de fazer parte dessa lista por seu valioso patrimônio histórico. Mas encontrei algumas listas dos pueblos mais bonitos da Espanha e selecionei esta. Nesse site você encontra também bastante informação sobre hotéis, pousadas e casas rurais com encanto onde hospedar-se.
Lembre-se, sempre planeje antes o seu roteiro para evitar imprevistos. A internet tem muitíssima informação sobre turismo rural na Espanha. Mãos à obra!

Mais sobre a Comarca de las Cinco Villas
Comarca de las Cinco Villas
www.cincovillas.com
Cinco Villas

Nenhum comentário:

Postar um comentário