31.5.10

Uncastillo, uma pequena joia românica

Vista de Uncastillo desde a Torre del Homenaje














No post anterior falei da Comarca de las Cinco Villas como exemplo de roteiro alternativo. Neste vou falar de uma delas, onde já estive duas vezes: Uncastillo. Esta cidadezinha medieval é considerada o melhor conjunto românico do século XII da Espanha. Em 1966 foi declarada Conjunto Histórico-Artístico.
Reserve pelo menos um dia para visitá-la com a atenção que ela merece. Siga o sobe-e-desce das ruelinhas estreitas sem pressa, olhe para cima, para baixo e para os lados porque há muitos tesouros para descobrir. Não deixe de visitar o castelo, onde ainda se conservam a Torre del Homenaje (século XI) e o palácio (século XIV); a igreja de Santa María (séculos XII e XV-XVI), com uma impressionante porta lateral, e a igreja de San Martín de Tours, convertida em Centro de Interpretação da Arte Românica (século XII). Um belo audiovisual, Piedras para la Fe, nos transporta à Idade Média para que conheçamos o trabalho de um pedreiro e a sociedade de então. Quando as luzes se acendem se pode ver o interior da
igreja e a magnífica coleção de móveis, objetos religiosos e pinturas.
Importante: visitar o interior dos monumentos só é possível com o guia do Centro de Interpretação. Não aconselho a entrar nas igrejas em horário de missa, a não ser que você queiera assistir à missa. Para evitar imprevistos agende uma visita guiada.

Detalhe do interior da Igreja de San Martín de Tour
















Mais sobre Uncastillo
Fundación Uncastillo
Turismo de Zaragoza
Mapa 
Facebook

Centro de Interpretação San Martín de Tours
No inverno, aberto quartas, quintas e sextas das 10:00 às 13:00 e das 16:00 às 19:00. Sábados, domingos e feriados das 10:00 às 14:00 e das 16:00 às 19:00. Na Semana Santa e no verão (junho, julho e agosto), aberto de segunda a domingo 10:00 às 14:00 e das 16:00 às 20:00.
As visitas são de hora em hora.

Cidade de Uncastillo
Visitas de uma hora: saída da Igreja de San Martín, Lonja-Palacio de Martín el Humano, Plaza del Mercado, Calle Mediavilla, Ayuntamiento*, Igreja de Santa María*.
Visitas de duas horas: saída da Igreja de San Martín, Lonja-Palacio de Martín el Humano, Plaza del Mercado, Calle Mediavilla, Igreja de San Andrés, Igreja de Santa María*, Igreja de San Juan*, Igreja de San Felices*, Ayuntamiento*.
*Inclui visita ao interior do monumento.
Informação e reservas: 976 679 061

Nenhum comentário:

Postar um comentário