29.7.11

La grenadine, para beber sem contar as calorias

Duas grenadines em Figeac.

França + verão + terraço com mesinhas = grenadine! Um copo dessa deliciosa bebida mata a sede rapidinho. O problema é que sempre dá vontade de pedir mais...
A grenadine era originariamente um xarope vermelho feito à base de polpa de romã (grenade em francês, daí o nome) e fabricado na França, no Marrocos e na Espanha. Hoje em dia, pelo menos na França, o xarope se fabrica com 10% de suco de diversas frutas vermelhas e baunilha ou com extratos de frutas. As frutas podem ser framboesas, groselhas, groselhas negras, morangos, sabugueiro e as quantidades variam de fabricante a fabricante. Se prepara misturando água muito fria e xarope a uma proporção de mais ou menos 50% para cada ingrediente.
Quando você pede une grenadine às vezes o copo já vem com a bebida pronta, outras vezes o garçom traz o xarope no copo e uma jarra de água, como na foto, para que o freguês misture ao seu gosto. Eu prefiro metade/metade porque não fica nem muito doce nem muito sem graça e se pode apreciar bem o sabor do xarope. Mexa bem para que o xarope não se concentre na parte de baixo do copo.
Sim, tudo bem, eu sei, é quase tudo artificial, tem muito açúcar, essa cor vermelha tão bonita e impossível será efeito de muito corante, mas que delícia!!! Além disso, minha filosofia de viagem para bebidas e comidas em geral é: não sei quando vou voltar a beber ou comer isso, então, ao ataque e sem culpas! ;-)

Nenhum comentário:

Postar um comentário